Certificações em Segurança da Informação

Na área de Segurança da Informação, assim como em diversas outras no campo das Ciências da Computação, é uma prática internacional comum exigir certificações alinhadas com as atribuições do cargo que um dado profissional ocupa ou pretende ocupar. Tais certificações valorizam o currículo do profissional, atestando que ele possui conhecimento ou experiência nos assuntos contemplados pelo conteúdo programático da certificação obtida. Entretanto, quando a obtenção da certificação não é uma solicitação explícita de uma empresa ou organização nem pré-requisito para a execução de uma atividade, muitos profissionais têm dificuldade para determinar quais certificações seriam mais apropriadas e o dirigiriam à posição/cargo que o mesmo deseja alcançar.
O objetivo desta postagem é apresentar algumas das principais certificações em Segurança da Informação.
ISFS (Information Security Foundation) baseada na ISO 27002
Esta certificação, que é ministrada pela EXIN, é indicada àqueles que pretendem iniciar sua carreira na área de Segurança da Informação. São mostrados os conceitos básicos de Segurança da Informação contribuindo para o entendimento de quais informações são vulneráveis e quais medidas são necessárias para protegê-las. Possui questões distribuídas dentre os cinco assuntos:
Informação e Segurança – 10%
Ameaças e riscos – 30%
Abordagem e organização – 10%
Medidas – 40%
Legislação e regulamentação – 10%


CompTIA Security+
A CompTIA Security+ é uma certificação internacional que demonstra competência em: Segurança de Redes; Conformidade e Segurança Operacional; Ameaças e Vulnerabilidades; Segurança de Aplicações, Dados e Estações; Controle de Acesso e Gerência de Identidade; e Criptografia. Ela garante que os candidatos não estarão somente aptos a aplicar os conhecimentos de conceitos, ferramentas e procedimentos de segurança para reagir a incidentes de segurança, como também estarão aptos a antecipar riscos de segurança, sendo capazes de tomar as medidas proativas necessárias .

CEH (Certified Ethical Hacker)
No mercado de Segurança da Informação, a certificação Certified Ethical Hacker (CEH) da EC-Council é umas das principais certificações internacionais e tem sido uma certificação de normalização. Além disto, o novo lançamento, CEHv8, é credenciado ANSI 17024. O programa de treinamento CEH tem sido amplamente utilizado pelo Pentágono a fim de treinar os profissionais que atuam na área de defesa de redes, como parte da Diretiva 8570 do Departamento de Defesa de Americano.
O programa CEH da EC-Council certifica indivíduos especificamente na disciplina do “Hacking ético” em segurança de rede, utilizando uma perspectiva “vendor neutral”, ou seja, que não enfoca uma tecnologia específica, evitando restringir os horizontes do profissional. O “Ethical Hacker” é um profissional dotado de habilidades para encontrar as vulnerabilidades e fraquezas dos sistemas, utilizando os mesmos conhecimentos, ferramentas e metodologias empregadas por um atacante malicioso. Aborda tópicos como: criptografia, engenharia social, testes de invasão, injeção de códigos SQL, dentre outros.

ECSA (EC-Council Security Analyst)
A certificação EC-Council Certified Security Analyst (ECSA) complementa a certificação Certified Ethical Hacker(CEH) com foco na análise dos dados obtidos em um teste de invasão. O profissional certificado CEH e ECSA, estará apto a se certificar Licensed Penetration Tester – LPT. Esta certificação possui como público alvo administradores de redes, analistas de segurança, auditores de sistemas, profissionais em análise de riscos e auditores de segurança

CHFI (Computer Hacking Forensic Investigator)
Computer Hacking Forensic Investigator (CHFI) da EC-Council é uma certificação que prepara o profissional para detectar ataques e extrair adequadamente as evidências para a comprovação do crime cibernético, assim como a condução de auditorias que visam prevenir futuros incidentes. Computer forensics é simplesmente a aplicação de investigações cibernéticas e técnicas de análises com o fim de determinar a evidência legal. A evidência pode ser classificada dentro de uma ampla gama de crimes digitais, incluindo, dentre outros, o roubo de segredos comerciais, espionagem corporativa, destruição ou uso indevido de propriedade intelectual, sabotagem, fraude e mau uso de programas e sistemas.

CISM (Certified Information Security Manager)
A certificação CISM (Certified Information Security Manager) foi conquistada por mais de 10.000 profissionais ao redor do mundo desde 2003. CISM é para profissionais que projetam, dirigem e avaliam os programas de segurança de informação de corporações (Fonte: Clavis Segurança da Informação). A CISM é hoje a principal certificação em segurança da informação, por ser destinada especificamente aos profissionais que visam atuar ou já atuam na gestão de segurança da informação.

CISSP (Certified Information Systems Security Professional)
Esta foi a primeira certificação na área de Segurança da Informação a atender aos rigorosos requisitos da norma ISO/IEC 17024 e é uma das certificações mais cobiçadas pelos profissionais na área de segurança da informação.
Um certificado CISSP é um profissional de segurança da informação que define a arquitetura, design, gestão e/ou controles que garantem a segurança de ambientes corporativos.

3 comentários:

  1. Só conhecia a certificação da EXIN, bacana saber que existem outras opções relevantes também. Inclusive, segurança da informação deveria ser um assunto mais debatido dentro da nossa faculdade, talvez até criar uma matéria optativa sobre isso, lembrando que o DCOMP já teve algumas iniciativas como a competição de capture the flag nos últimos anos.

    ResponderExcluir
  2. Só conhecia a certificação da EXIN, bacana saber que existem outras opções relevantes também. Inclusive, segurança da informação deveria ser um assunto mais debatido dentro da nossa faculdade, talvez até criar uma matéria optativa sobre isso, lembrando que o DCOMP já teve algumas iniciativas como a competição de capture the flag nos últimos anos. /Valdir

    ResponderExcluir
  3. Olá Pessoal, vocês não me convidaram para ser colaborador nem me colocaram como Administrador do edu-blogue.. Favor mudarem meu status até esta quarta.. Bons caminhos! R

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.